quinta-feira, 31 de julho de 2008

ASTRONOMIA NO VERÃO


Na noite de ontem, dia 30, a Bogalha deslocou-se até ao Bom Jesus onde elementos da ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho nos esperavam para mais uma sessão da Astronomia no Verão.
O grupo começou por aprender a montar um Planisfério para de seguida ouvir as explicações de como o usar.
Com este instrumento já pronto a orientado para o sítio certo, o monitor da ORION, Jorge Fonte, foi dando algumas explicações sobre Astronomia.
As nuvens é que não estavam voltadas para a Astronomia e como tal, sempre que podiam, cobriam todo o céu, tornando as observações impossíveis.
Mas o resistente grupo da Bogalha não desistiu facilmente e no final de sessão ainda houve oportunidade de se observar Júpiter e as suas quatro luas.
Nos próximos dias a ORION vai continuar a "olhar para o céu". Para saberem onde vão ocorrer as próximas iniciativas visite http://orion.gualtar.com/

MOSTEIRO DE TIBÃES




Tal como estava programado e porque o tempo desta vez ajudou, a visita ao Mosteiro de Tibães realizou-se na manhã do dia 29.
Para esta ocasião o espaço que mereceu a nossa atenção não foi o interior do Mosteiro mas sim toda a imensidão da sua Cerca.
Com todos os participantes devidamente equipados e preparados, lá começou a caminhada e ao longo do percurso, com as explicações dadas, foram conhecendo um pouco mais da história daquele espaço.
No final todos deram o tempo por bem passado e ninguém apresentava sinais de cansaço para o que muito contribuiram as diversas fontes que decoravam todo o espaço e de onde jorrava uma fresca e límpida água.
A Bogalha aproveita para agradecer desde já a toda a equipa do Mosteiro de Tibães que nos proporcionou esta manhã tão interessante.


WORKSHOP DE PERCUSSÃO


Na manhã do dia 28 a Bogalha deslocou-se até ao Jardim da Sra.-a-Branca para a realização de um Workshop de Percussão.
Com a ajuda do prof. Vitor e dos alunos do Grupo de Percussão da Bogalha, os restantes participantes nas Férias de Verão 2008, experimentaram a sensação de tocar nos instrumentos que compõem o nosso grupo: os bombos, os timbalões e as caixas.

No final, já poucos desafinavam.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

VISITA ÀS SETE FONTES


A manhã do dia 24 foi passada no Complexo das Sete Fontes, mandado construir no Séc. XVIII pelo Arcebispo D. José de Bragança para abastecer de água a cidade de Braga, classificado em 2003 como monumento de interesse nacional.
Mais uma manhã passada ao ar livre, que contou com a parceria da JovemCoop.

quarta-feira, 23 de julho de 2008

TRILHOS PEDESTRES NAS LAGOAS DE BERTIANDOS

ESPECTACULAR


Foi assim que os nossos aventureiros retrararam o dia passado nas Lagoas de Bertiandos em Ponte de Lima.


Para além do contacto com o ar livre, ainda ficaram a conhecer toda a variedade de fauna e flora que aquele espaço esconde.


A repetir.



terça-feira, 22 de julho de 2008

ORIENTAÇÃO - PARTE II

Agora foi a vez do Sameiro receber os nossos participantes nas Férias de Verão 2008 nesta segunda sessão de Orientação.

Fiquem com algumas imagens.








Mais uma vez o nosso muito obrigado à equipa do
.COM - Clube de Orientação do Minho




DIVERSÃO.... CONTINUAÇÃO

Continuou a DIVERSÃO no final da semana passada para todos os participantes nas Férias de Verão 2008 organizadas pela Bogalha.



Na quinta-feira o dia foi passado na Praia da Apúlia, onde se deu o reencontro com o grupo que está na Colónia de Férias e mesmo que as condições climatéricas não tenham ajudado, as crianças divertiram-se como é seu timbre.

Sexta-feira, como prometido foi dia para o regresso à Piscina de Nogueira, isto no período da manhã, pois a tarde foi passada na Videoteca Municipal da Rua do Raio com uma sessão de cinema. O filme?

Ratatui, pois claro

quinta-feira, 17 de julho de 2008

JOGOS ROMANOS



Uma tarde muito bem passada foi aquilo que o Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa proporcionou a todas as nossas crianças e jovens.
No recinto exterior do Museu, prepararam um conjunto de jogos da época romana que fizeram as delicias de todos.
O nosso muito obrigado a toda a incansável equipa do MDDS.

quarta-feira, 16 de julho de 2008

PISCINAAAAAA

Água jáááááááá

Foi isso que pediram os nossos jovens e foi isso que preparamos para eles.
Manhã cedo já os banhistas se concentravam nas instalações da Bogalha, prontos para rumarem até à Piscina de Nogueira para passarem uma refrescante manhã, contrariando as altas temperaturas sentidas na nossa cidade.

Como poderão ver, mais uma vez, a DIVERSÃO foi a palavra de ordem.



ESTÁ CONFIRMADO




terça-feira, 15 de julho de 2008

SURPRESA

Desde o seu início, que a Bogalha sempre entendeu que o Programa das Férias de Verão 2008 não estava fechado, ou seja, se surgisse uma actividade interessante e que se pudesse encaixar numa data viável, iríamos aproveitá-la.
Pois foi este o caso.
Fomos convidados pela JovemCoop para os acompanhar numa VISITA À CITÂNIA DE BRITEIROS.
Assim, o programa da manhã do dia 23 sofre uma alteração.
Fica sem efeito a projecção do filme no Auditório da Junta de S. Victor e vamos todos até Briteiros tentar perceber um pouco melhor como se vivia, neste que é o povoado castrejo mais emblemático do nosso país.

PEDDY-PAPER

Neste tórrido 15 de Julho, o ATL da Bogalha deslocou-se até à Santa Marta onde à espera do grupo de aventureiros estava já preparado um Peddy-Paper (muito díficil segundo relatos do nosso repórter no local).

Mas não há nada que este grupo não consiga e como tal...

PROVA ULTRAPASSADA.

Parabéns a todos

NOTA
A nossa máquina fotográfica recusou-se a trabalhar
debaixo de tanto calor e por isso nada de fotos.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

INÍCIO DA COLÓNIA DE FÉRIAS 2008

Começou hoje pela manhã e estende-se até ao próximo dia 23 de Julho a Colónia de Férias para os utentes do ATL da Bogalha.
Como habitualmente, a actividade decorrerá na Colónia de Férias do CCD da Seg. Social na Apúlia.
Vamos esperar pelos próximos dias para recebermos mais notícias vindas directamente da Apúlia.
Até lá, continua a DIVERSÃO, por lá e por cá.

ACAMPAMENTO DE VERÃO 2008


Podem crer que Vieira do Minho nunca mais será a mesma.
De 9 a 11 de Julho um grupo de 20 jovens aventureiros montaram na viatura conduzida pelo Chico Dias rumo ao Parque de Campismo de Vieira do Minho. Para manter a 'ordem' foram destacados para acompanhar o grupo o comandante Rocha Neto, o alferes Braga e o soldado Ana Rita.

A primeiro missão distribuída (para muitos a mais difícil) foi a montagem do acampamento.

Depois de tudo em ordem, foi tempo de conhecer a piscina e o Parque Infantil (o Bruno foi o cliente que mais vezes utilizou os baloiços).

Á noite foi tempo de fazer uma visita ao centro de Vieira do Minho, local muito calmo até então.

Durante o período que decorreu o acampamento, muitas foram as actividades que entre todos decidiram realizar: caminhadas, jogos de mesa, jogos aquáticos, etc.

No regresso, enquanto uns pediam um urgente descanso, outros já pensavam no próximo.
Assim, seja...

ATELIER TEMÁTICO

Sexta-feira, 11 de Julho. O dia nasce cinzento mas mesmo assim um grupo de jovens corajosos avançou destemido para a Av. Central onde se realizava um Atelier de Modelagem em Pasta de Papel.
Mas o tempo piorou e a tenda tornou-se pequena para acolher o grupo e assim ficou decidido que no período da tarde a actividade decorresse nas instalações da Bogalha.
Assim foi, e as monitoras da JovemCoop, entidade parceira da Bogalha na realização do Programa das Férias de Verão 2008 prosseguiram com a actividade.


ORIENTA-TE

O dia 10 de Julho foi dedicado à Orientação.
Para esta actividade contamos com o apoio dos especialistas na matéria ou seja, com monitores do .COM - Clube de Orientação do Minho.
Após estar tudo preparado, os participantes no Programa das Férias de Verão 2008 começaram por assistir a uma pequena introdução à Orientação através da visualização de um filme.
No fim, foi tempo de passar à prática, ou seja, no espaço exterior da Bogalha foi ver quem se orientou, mas também quem andou desorientado.
Da parte da tarde a história foi outra pois o terreno para a actividade passou a ser o Bom Jesus e aí o grau de dificuldade aumentou consideravelmente.
Mas no final o grau de satisfação era grande e só temos de agradecer aos monitores do .COM por esta tarde diferente e bem passada.


E atenção...
a próxima prova está já marcada para a tarde do dia 21 de Julho, desta vez no Sameiro.

DIA DE AVENTURA

Conforme o planeado, a manhã do dia 9 de Julho, deixou as Instalações da Bogalha muito silenciosas.
O motivo era o melhor possível.

Primeiro, 20 jovens partiram rumo a Vieira do Minho para três magníficos dias no Acampamento de Verão. Mas disso falaremos mais tarde.
Logo de seguida os restantes 75 deslocaram-se até Valdreu, onde, com tudo preparado, passaram um magnífico dia de Actividades de Aventura.
Escalarem uma parede, descerem em slide, experimentarem o Tiro com Arco, refrescarem-se e divertirem-se na piscina e descobrirem os trilhos pedestres desta bela zona, foram as actividades que destinamos a todos aqueles que embarcaram nesta nossa AVENTURA DE VERÃO.


PLANETÁRIO

Nas tardes dos dias 7 e 8 de Julho, a ORION - Sociedade Científica de Astronomia do Minho instalou na Bogalha um Planetário.
Por uma pequena abertura no insuflável, entraram todas as crianças e jovens inscritos no nosso Programa de Verão 2008 e podem ter a certeza que não deram o tempo por mal passado.


GRUPO DE PERCUSSÃO

Inserido nas comemorações do 20.º Aniversário do Hóquei Clube de Braga, decorreu no passado dia 5 de Julho o Festival das Escolas de Patinagem.

O nosso jovem Grupo de Percussão (foi apenas a sua 5 actuação), composto nesta ocasião por 15 elementos abrilhantou a festa, encerrando a iniciativa.


Desde já os nossos PARABÉNS ao Hóquei Clube de Braga e claro, a todos os brilhantes percussionistas da nossa Instituição.

PERÍODO DE PRAIA

Decorreu entre os dias 1 e 8 de Julho, na Praia da Apúlia, o Período de Praia para o ATL.
Não faltaram os jogos de fubeol, os baldes e outros utensílios para as construções na areia e até caminhadas pelo areal para exercitar alguns mais adormecidos.
A ANIMAÇÃO foi a palavra de ordem e nem o tempo e as águas geladas do Atlântico meteram medo a todos os valentes banhistas da Bogalha.