terça-feira, 30 de setembro de 2008

17.º ANIVERSÁRIO DO ROTARY CLUBE DE BRAGA-NORTE

Decorreram no passado dia 25, as comemorações do 17.º Aniversário do Rotary Clube de Braga-Norte, nas quais a Bogalha esteve presente.
E porque nesta ocasião festiva, foi o aniversariante a oferecer as prendas, algumas Instituições de Solidariedade Social de Braga, receberam equipamentos para melhorar os serviços prestados aos seus utentes e à população em geral.

A Bogalha foi uma das contempladas com equipamento, no caso, uma cadeira de rodas, um nebulizador e um aspirador de secreções, que irão agora ser colocados à disposição de todos aqueles que deles necessitem, sejam ou não utentes da Instituição.

Renovamos mais uma vez os votos de parabéns ao Rotary Clube de Braga-Norte pela passagem de mais este aniversário em nome da Bogalha mas também de todos aqueles que irão beneficiar com esta tão louvável iniciativa.

O CENTRO DE DIA FOI À ESCOLA


No passado dia 23, o nosso Centro de Dia, a convite do Curso Profissional de Animadores Socioculturais, participou numa actividade que decorreu na Escola Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, Vila Nova de Famalicão.
A iniciativa, relacionada com a prática da Animação Sociocultural na Terceira Idade, que teve como tema de conversa o "O papel do idoso na sociedade contemporânea", permitiu pôr em confronto perspectivas, vivências, afectos, diferentemente assumidos pelas gerações dos participantes: alunos, professores e idosos.

Durante breves mas 'eternos' instantes, todos foram consciencializando que o envelhecimento é apenas uma etapa do desenvolvimento e que, afinal de contas, a vida vale a pena...


COLHEITAS & VINDIMAS

Durante a passada semana, a valência de Jardim de Infância realizou actividades relacionadas com as colheitas e com as vindimas.

No espaço exterior da Instituição foi recriada uma desfolhada, com música tradicional e com as crianças vestidas com trajes típicos.

Para além disso, algumas das salas realizaram visitas a Quintas nos arredores da cidade onde estavam a decorrer as respectivas vindimas.

Fiquem com uma pequena amostra.



REUNIÃO COM O ISAVE

A Direcção da Bogalha, foi recebida pelo Presidente do ISAVE, Eng. José dos Santos Henriques.

No encontro, foram analisadas possíveis formas de parceria entre as duas Instituições, tanto ao nível da concretização de iniciativas direccionadas à população mais carenciada do nosso Concelho, bem como outras dirigidas aos utentes da Bogalha e aos alunos da Instituição de Ensino.

Essas formas de cooperação irão agora ser trabalhadas para posteriormente serem postas em prática.

SAIBA MAIS SOBRE O ISAVE EM http://www.isave.pt/

domingo, 21 de setembro de 2008

PCAAC 2008

A Bogalha deu início na passada sexta-feira dia 20 de Setembro à 1.ª Fase do Programa Comunitário de Ajuda Alimentar a Carenciados (PCAAC) 2008.

Neste programa, gerido a nível nacional pelo Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social e no qual a Bogalha funciona como Instituição Mediadora desde 2006, são distribuídos diversos bens alimentares às famílias mais carenciadas de todo o país.

Neste PCAAC 2008, a Bogalha está encarregue da distribuição alimentar a famílias das freguesias de S. Victor e de S. Vicente, assinaladas pelo Centro Distrital de Segurança Social de Braga, num total aproximado de 600 pessoas, distribuídas por 220 agregados familiares. Para a concretização do PCAAC contamos com o apoio da Paróquia de S. Victor que nos cedeu um espaço capaz de acolher as cerca de 11 toneladas de produtos alimentares a distribuir.
Esta primeira fase decorrerá até meados do próximo mês de Outubro, iniciando-se logo de seguida a preparação de toda a logística para a 2.ª Fase que decorrerá nos meses de Novembro e Dezembro.

sexta-feira, 12 de setembro de 2008

BOAS VINDAS A MAIS UM ANO LECTIVO

Já começou mais um Ano Lectivo.


Desde o dia 1 de Setembro, começaram a chegar á Bogalha os nossos novos utentes e a regressar aqueles que já nos anos passados nos faziam companhia.


A todos damos as BOAS VINDAS e desejamos que este Ano Lectivo que agora se inicia seja do seu agrado.


As novidades são muitas, a começar pelo próprio edifício que com a manutenção efectuada, se tornou ainda mais colorido.


Mas também nas valências e nos serviços se vão notar algumas diferenças, pois numa política de constante adequação às necessidades dos nossos utentes, foram realizados alguns reajustamentos.


Porque esta Bogalha só faz sentido se responder eficazmente aos anseios de todos os que nos procuram (sejam os pais que nos confiam os seus bens preciosos mas também das próprias crianças e jovens), agradecemos desde já a todos aqueles que fazem desta casa o espaço tão especial onde dá gosto estar.


E podem ter a certeza que o sorriso das vossas crianças, é a melhor forma de recompensar o trabalho dedicado de todos os técnicos desta nossa, que é também vossa, casa.